Samantha Iris – Quem sou eu

Eu sou a Samantha.

Sou a filha única da Regina (em memória) e do Paulo, neta do Seu Orides (em memória) e da Dona Natalina. Sou esposa do Abilio, e mãe do Sebastian e da Ana Regina.

Nasci em 1984, em São Paulo, capital; e vim muito cedo para o Mato Grosso, em 1989. Sou legitimamente matogrossense pois minha família se formou aqui.

Quando eu era criança eu queria ser escritora ou repórter. Meu primeiro contato com a comunicação foi em 1996, quando comecei fazendo comerciais para TV na cidade onde eu morava (Sinop), por intermédio da minha mãe que batia de porta em porta nas TVs e agências dizendo que tinha uma filha muito talentosa e gostaria de fazer um teste para trabalhar na TV. Um dia ela conseguiu! E daí em diante, tive uma breve (porém intensa) carreira na televisão e nos bastidores no rádio e da política, até que decidi mudar os rumos e trabalhar com arte.

Meu primeiro contato com o trabalho remunerado foi muito cedo: com 11 anos eu fazia cartazes para um mercadinho do bairro, onde minha mãe trabalhava como frente de caixa. Ela levava uma lista de ofertas pra casa duas vezes por semana, cartolina, e pincéis pra casa. E eu me divertia tanto desenhando aquelas letras e números que depois eu via nas prateleiras e nas paredes do mercado. Trabalhar foi uma iniciativa minha, que de tanto insistir, consegui convencer minha mãe a aceitar e conversar com os donos do mercado pra me deixar fazer os cartazes.

Com 12 anos comecei a fazer comerciais de TV, e assim foram 3 anos aparecendo na TV em diversas campanhas para lojas e mercados de Sinop, até que consegui aos 15 anos ser contratada por uma TV em Vera para fazer reportagens e depois apresentar programas de TV locais, incluindo o jornal diário da cidade, ao vivo. Devidamente contratada com a autorização dos meus pais.

Um dia eu acordei e desisti de trabalhar em TV. Vim fazer faculdade de Direito em Cuiabá, trabalhava na comissão técnica e bastidores de uma Rádio no interior do estado e tive a oportunidade de trabalhar pela primeira vez em uma campanha política.

Nos anos seguintes, escolhi o Design como profissão e por um tempo me afastei da comunicação e da política. Até que me formei em Design em 2006, e me casei no mesmo ano, fixando realmente em Cuiabá a minha vida. Trabalhei com marketing numa rede de lojas de Cuiabá, me especializei em Mídia Social e Internet, e novamente de forma inesperada a política “aconteceu” na minha vida, com todos os contornos de uma grande história que continua sendo escrita.

De lá pra cá tenho trabalhado de forma mista, desenvolvendo e aplicando cada vez mais conhecimentos em estratégias de comunicação para mandatos, e também atendendo o setor privado em marketing digital, desenvolvimento de sites e design gráfico através da Iris Design, empresa que fundei em 2010.